Pesquise no Google

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

PORQUE A DISPARADA DO DÓLAR INFLUENCIA SEU NEGÓCIO

A disparada do dólar influencia diretamente os negócios locais por causa das matérias primas e as exportações Nos últimos meses observa-se um recorde histórico na alta do dólar frente ao real, chegando a ultrapassar os R$4,00, nota-se um dos maiores valores nominais já registrado desde a vigência do plano Real em 1994. Em 2015 a moeda americana acumulou alta de 46,72% sobre o real.

Mas o que isso tem a ver com nós brasileiros?

Antes de responder, precisamos entender que a alta da moeda americana é influenciada tanto por fatores internos como externos. Quando o preço do dólar tende a subir isto acarreta diversas consequências desde a economia dos principais países do mundo até o bolso de consumidores comuns como eu e você.

A verdade é que pode não parecer, mas o comportamento do dólar reflete diretamente no preços de bens em diversos setores da economia brasileira como gasolina, arroz, feijão, imóveis , automóveis, aluguéis energia elétrica e diversos outros bens e produtos.

disparada-do-dolar-ponta-grossa-online-noticias
Por outro lado se tratando de exportação, ou seja, o que vendemos pra fora, há uma vantagem, pois o produto brasileiro fica mais barato em dólar facilitando a possibilidade de venda no exterior. Neste sentido alguns importadores também darão preferência aos produtos fabricados no Brasil para não pagar mais caro e com isso o consumo tende a movimentar e consequentemente deve se haver um leve aquecimento na economia.

O fato é que o cenário está propicio a maior movimentação turística nacional, tanto por nossos turistas estrangeiros como por nós brasileiros que substituiremos nossas viagens ao exterior, assim aproveitando para apreciarmos ainda mais as belezas infinitas que nosso país propicia.

Já para o pequeno e micro empresário, nem sempre o planejamento da política de preços é tranquila. Por comprar um volume menor do que grandes fabricantes é mais complicado negociar preço nesse momento, por isso é importante antecipar necessidades e pedidos.

A dica é praticar uma boa gestão e repassar os custos com o câmbio aos consumidores, afinal de contas a concorrência também vai ter que aumentar os preços. E para o consumidor que curte produtos importados o cenário não é nada favorável. A verdade é que aquele tão sonhado Ifone, agora ficou bem mais difícil de ser comprado.

Fonte: Eva Brasil