Pesquise no Google

sexta-feira, 16 de maio de 2014

TÉCNICOS DE PONTA GROSSA CONHECEM FERRAMENTA PARA GESTÃO E PLANEJAMENTO URBANO

Coordenadores e técnicos do Serviço Social Autônomo Paranacidade e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano apresentaram, nesta semana, em Curitiba, as funcionalidades do SEDU/Paranacidade Interativo a técnicos de Ponta Grossa.

Trata-se de uma plataforma web para gestão e planejamento urbano municipal, que possibilita estabelecer critérios e priorizar os investimentos nos municípios. Os técnicos que assistiram à apresentação são do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Ponta Grossa (Iplan) que, em contrapartida, mostraram seu estudo sobre mobilidade urbana.

A coordenadora técnica do Programa SEDU/Paranacidade Interativo, Adriane Nunes Ferreira, explicou que o sistema facilita a gestão do Plano Diretor Municipal e permite o planejamento de áreas como da Cultura, Saúde, Turismo, Lazer, Administração, Esporte e Educação.

planejamento urbano, ponta grossa, gestao
Para isto, foram disponibilizadas as ortofotos para que o município de Ponta Grossa possa iniciar a utilização do SEDU/Paranacidade Interativo. “As ortofotos são fotografias aéreas corrigidas de distorções que servirão, entre outras funções, para consulta e análise de planejamento urbano”, explica o engenheiro cartógrafo do Paranacidade, Cristiano José Zaclikevicz.

Já que as maiores demandas referem-se à pavimentação, foi apresentada também uma metodologia do sistema viário, com o estabelecimento de classificações e definições das vias urbanas, a partir de conceitos do Código de Trânsito Brasileiro, com o objetivo de facilitar a utilização no sistema. 

LINGUAGEM ÚNICA – O secretário de Planejamento de Ponta Grossa e diretor presidente do Iplan, João Ney Marçal Junior, falou sobre o trabalho. “Nós estamos compromissados e muito empolgados em participar deste programa. A equipe secretaria fez um grande trabalho ao desenvolver este sistema, que servirá para uniformizar a linguagem em todos os municípios”, disse. “Poderemos identificar as necessidades da nossa população com clareza e agilidade, além de complementar dados locais de uma cidade e servir como base para outras”, completou.

Além do diretor presidente do Instituto de Planejamento de Ponta Grossa e do secretário municipal de Planejamento, João Ney Marçal Junior, estiveram presentes o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, e o coordenador Programa Sedu/Paranacidade Interativo, Jerônimo Meira e Adriane Nunes Ferreira.